Verdade sobre o Marketing de afiliado

Há muita desinformação em torno do marketing de afiliados – então vamos esclarecer isso.

O marketing de afiliados é um programa de marketing baseado em desempenho, em que um parceiro externo recebe uma comissão por entregar um resultado específico a um comerciante ou anunciante. O resultado geralmente é uma venda válida, mas também pode ser um formulário de lead preenchido, um novo usuário de avaliação gratuita ou até mesmo um novo assinante de boletim informativo.

Embora o primeiro programa de afiliados tenha sido desenvolvido em 1994, o Programa de Associados da Amazon  é mais frequentemente reconhecido como o programa de mais longa duração e como o modelo a ser seguido por outros.

Conforme o comércio eletrônico cresceu ao longo dos anos, o mesmo aconteceu com o espaço de afiliados. Tanto que agora está incorporado à estratégia de marketing das principais.

Apesar de tudo isso, o marketing de afiliados foi atormentado por uma má reputação no passado.

Mesmo antes de trabalhar com um programa de afiliados, estava claro para mim que o marketing de afiliados oferece uma grande oportunidade para as empresas expandirem rapidamente seu alcance para novos públicos e adquirir novos clientes por meio de parcerias.

Embora o marketing de afiliados tenha se mostrado um canal viável de aquisição de clientes, até hoje ainda encontro pessoas que reagem à palavra “afiliado” como se fosse um palavrão. Eu entendo perfeitamente, dada a sua história mais sombria.

Os afiliados com melhor desempenho durante aquele tempo estavam limitados principalmente a cupons e sites de negócios, alguns sites de conteúdo e referências gerais de desenvolvimento de negócios.

Muitas marcas com programas de afiliados não conseguiram determinar se o tráfego de afiliados estava aumentando as vendas ou apenas consumindo os gastos de marketing da marca. Os programas de afiliados negligenciados ainda podem sofrer os mesmos problemas descritos acima; no entanto, os programas de afiliados de hoje oferecem mais valor do que nunca.

As ferramentas de rastreamento de campanha são mais robustas, permitindo uma melhor tomada de decisões e apoiando uma variedade maior de métodos promocionais. Além do rastreamento de vendas online padrão, você também pode rastrear referências por telefone, por código de cupom, por compras na loja originadas de referências online, em vários dispositivos e até mesmo pagar afiliados por várias fontes de referência de entrada.

A transparência agora é comum e esperada, o que leva a práticas de chapéu branco mais fortes por parte das afiliadas. Existem mais opções de produtos, serviços e assinaturas para promover em todos os nichos.